Escola Medianeira cria álbum inspirado na Copa do Mundo

Rebeca Kroll

Escola Medianeira cria álbum inspirado na Copa do Mundo

Em clima de Copa do Mundo, a Escola Medianeira de Santa Maria decidiu celebrar a competição de um jeito diferente. Inspiradas no álbum de figurinhas oficial da FIFA, as professoras Francielle Difante e Shaiane Limberger Corrêa desenvolveram o álbum “Craques da Escola” com os alunos dos Anos Finais da instituição.

A iniciativa surgiu com a união das disciplinas de História e Educação Física para criar um Seminário Integrado sobre a História do Esporte. Nele os alunos aprenderam sobre diferentes modalidades, olimpíadas e a história da origem da Copa do Mundo. Para finalizar o projeto as docentes tiveram a ideia de desenvolver um álbum, em conjunto com a equipe de marketing, que representasse todas as turmas do 6º  ao 9º  ano, bem como os professores, monitores, a direção e os funcionários do colégio.

À esquerda a professora Francielle Difante e à direita a professora Shaiane Limberger Corrêa (Fotos: Eduardo Ramos)

Ao todo 178 alunos de oito turmas diferentes integram o livro. Cada uma representa um país diferente que está disputando a competição e os estudantes representam os jogadores. O álbum original também traz imagens dos estádios e das taças, já no da escola elas foram substituídas por fotos de lugares da instituição e dos santos padroeiros.

— Como esse ano temos a Copa, desde o início do ano os alunos estão muito empolgados, principalmente com a troca de figurinhas. Durante as aulas de educação física eles especulam muito sobre os possíveis resultados e percebemos que eles estão muito envolvidos com o assunto, então decidimos usar dessa curiosidade para juntar a teoria com a prática — explica Shaiane.

Uma surpresa para os alunos

Da esquerda para a direita: Anna Clara Seeger, Stefany Knopf, Lucca Moser e Alice Diniz

O projeto foi incluído nas atividade da gincana escolar deste ano, no entanto os alunos não sabiam que o álbum estava sendo criado. A professora Francielle explica que eles não imaginavam a finalidade das fotos e quando descobriram o álbum a recepção foi muito calorosa.

— Eles ficaram muito eufóricos por ser um álbum, no qual eles estavam sendo representados. Foi muito legal, os pais depois viram e também ficaram muito empolgados. Foi muito significativo para nós, porque vimos que eles entenderam o principal objetivo da Copa, o espírito esportivo e a integração — comenta Francielle.

Stefany dos Santos Knopf, 13 anos, é aluna do 8º ano da escola e a sua turma representou o México. Para ela o seminário foi muito legal e interessante, pois nele os alunos puderam desenhar os mascotes de todas as copas do mundo e conhecer mais sobre os países que as sediaram. A estudante conta que ficou muito surpresa ao saber do álbum e que todos ficaram muito entusiasmados com a iniciativa.

— Foi algo muito legal, porque todo mundo na escola quer ser um pouco representado, acho que realizar o álbum foi muito importante para os alunos que gostam de aparecer, mas também para os que são mais tímidos. O álbum mostra que todo mundo que estuda e trabalha nessa escola é importante — afirma Stefany.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

SMVC: vote no seu curta preferido da mostra Sinprosm do 15º Santa Maria Vídeo e Cinema Anterior

SMVC: vote no seu curta preferido da mostra Sinprosm do 15º Santa Maria Vídeo e Cinema

Operação Papai Noel da Brigada Militar é lançada nesta sexta-feira em Santa Maria Próximo

Operação Papai Noel da Brigada Militar é lançada nesta sexta-feira em Santa Maria

Geral